5 Tendências na Web em 2016

Web Design

Grandes mudanças nos padrões dos sites já foram feitas nos últimos anos em relação a sua otimização para acessar diversas plataformas, tornar mais leve e inovar visualmente.
 
Mas, qual será o próximo passo? Veja a evolução desses padrões nos tópicos propostos a seguir:
 
1 - Foco na Tipografia 
 
Não fique mais preso ao padrão de Arial/Helvética na hora de colocar textos no seu site. Usando Google Fonts ou puxando fontes externas pelo CSS podemos ter campos de escrita mais criativos e melhores ordenados. O uso de Tipografias responsivas assim como o Layout é uma alternativa propicia a sites e devem ser consideradas.
 
 
2 - Micro Experiências
 
Pontos reduzidos na área de visualização do site, que ajudam a otimizar ações complexas são considerados Micro experiências. O simples pop-up tem cada vez mais funções e um feedback mais profundo, melhorando a navegação, deixando mais continua e coerente com o todo. Utilizar melhor esses pequenos pontos de interação vão se tornar cada vez mais utilizados nos sites. Veja alguns exemplos!
 
 
3 - Expansão do Layout Responsivo
 
O Layout Responsivo é o padrão de estrutura de site que se adapta a plataforma em que esta sendo rodado (Celular e Tablets). A tendência agora é começar a pensar em Smart Watchs e TVs na hora de adaptar o seu conteúdo e utilizar seus recursos da melhor maneira possível. 
4 - Imagens Grandes e de Impacto
 
Sites de estrutura de Long Scroll usam grande imagem para valorizar seu produto. Cada vez mais se torna um padrão e com técnicas para diminuir seu peso e carregamento, as imagens grandes vem sendo aplicadas em conjunto de animações e vídeos no mesmo tamanho. Veja alguns exemplos!
 
 
5 - Variações do Flat Design 
 
O Flat Design é uma quebra no estilo gráfico de sites com elementos clean, sem sombras, elementos com relevos e texturas e degradê, se apoiando em cores chapadas e estruturas cada vez mais simples e diretas ao ponto, dando foco no conteúdo.
Já estabelecido, agora o Flat Design tem sido alterado para propor novas abordagens de estruturas, que mantém boa parte da estrutura de Flat, mas retornando com sombras e profundidade de botões e menus. Veja mais alguns exemplos! 
 
 
 
Todos os pontos mostrados aqui são técnicas com uma base já estabelecida no mercado atual e suas possibilidades só vão emplacar se os designers estiverem dispostos a investir, testar e subverter a elas. Tendências são ótimas portas para possíveis novos padrões a serem estabelecidos na indústria e assim criar um novo ecossistema de sites e apps nas mais diversas plataformas do presente e do futuro.

BLOG ALPHA CHANNEL

Todo o conteúdo do Blog é desenvolvido pela equipe de Produção Alpha Channel.