E aí, você sabe as principais diferenças entre Fonte e Tipografia?

A tipografia nada mais é do que a arte e o processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente. O objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. A história da tipografia tem sua origem nas primeiras impressões com tipos gráficos (letras em relevos confeccionadas em madeira, barro ou ferro).

Fonte, também conhecida como fonte tipográfica ou tipo, é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com a mesma aparência, ou atributos e, algumas vezes, com o tamanho padronizado. Exemplos: fonte Garamond, fonte Ale, ou fonte negrita, fonte itálica.

Mais então de onde vem essa confusão entre fonte e tipografia?

Em meados dos anos 80, a utilização de fonte com sentido de tipo se deve principalmente a adaptação do termo font (inglês) para palavra fonte em português. No Brasil é normal usar “tipo de letra” para se referir a fonte, o que é perfeitamente aceitável e entendido no mercado.

A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como um sinônimo de família tipográfica. A família tipográfica, porém, é geralmente descrita como um conjunto de variações de determinada fonte (negrito, itálico, versalete, etc.).

Gostou da curiosidade? Compartilhe com os amigos.

 

BLOG ALPHA CHANNEL

Todo o conteúdo do Blog é desenvolvido pela equipe de Produção Alpha Channel.