As 6 habilidades mais importantes que um Webdesigner deve ter em 2019

Web Design

Por ser uma profissão que atua diretamente com tecnologia e internet, recursos que estão em constante mudança, a principal característica para um Web Designer ter sucesso é a adaptabilidade.

Se você quer sempre saber das tendências do mercado para ampliar seu conhecimento na área, confira nosso artigo e saiba quais são as 6 habilidades mais importantes que um Web designer deve ter em 2019.

  1. User Experience Design (UX)

A UX se refere à experiência do usuário ao visitar seu website e um bom Web Designer estrutura suas páginas a partir da perspectiva do usuário.

Pergunte-se “como o usuário se sente ao entrar no meu site? Como eu posso fazer com que ele se sinta completamente satisfeito?”.

A partir disso, você pode modificar e aprimorar alguns elementos como:

  • Navegação;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • CTAs da página;
  • Conteúdo.

Afinal, cada um desses elementos afeta a experiência do usuário e inclusive o tempo que ele passa no seu site.

Vale lembrar que a tendência dos usuários é migrar cada vez mais para os smartphone, tablets e outros dispositivos de tela pequena. Por isso, a experiência do usuário não se restringe apenas ao desktop.

Não adianta apenas adaptar automaticamente o site ao mobile, mas sim criar designs responsivos de acordo com o formato mobile, sem afetar a usabilidade e a experiência do usuário.

  1. CSS + HTML + JavaScript

Sendo uma tríade fundamental para qualquer webdesigner, aprimorar suas habilidades técnicas em HTML, CSS e JavaScript é o que vai te abrir mais possibilidades na criação de sites.

Basicamente, o HTML serve como uma estrutura para o website, enquanto o CSS determina a aparência visual das páginas.

Após aprender a fazer o desenvolvimento de websites a partir dos códigos, pelo JavaScript você consegue inserir interações dinâmicas nas páginas da web e aprimorar a usabilidade do site.  

  1. Conhecimento de SEO e marketing digital

Outra dica importante é que um bom profissional de Web Design deve aprender estratégias de marketing digital, se informar sobre técnicas específicas para mídias sociais e aprender principalmente sobre SEO. Caso você não seja um apaixonado por SEO e não queira prestar consultoria SEO para empresas, concentre-se no básico, no SEO On-page. Ele é o requisito mínimo para que você consiga desenvolver sites funcionais e que são encontrados no Google.

O SEO On page é um conjunto de estratégias para otimizar seu website para performar melhor nos mecanismos de busca e que é uma das grandes tendências de 2019.

A partir do SEO On page, o profissional de Web Design pode criar uma estrutura de site mais otimizada para trazer tráfego orgânico às páginas, reduzindo os investimentos em anúncios pagos.

  1. Print Design

Ainda que os meios digitais sejam o foco de um Web Designer em 2019, grandes empresas e clientes também investem em campanhas veiculadas offline.

Por isso, apesar de o Print Design não ser uma habilidade básica no Web Design, é um diferencial para o profissional que domina essa técnica.

É a partir do Print Design que o profissional consegue criar peças personalizadas para a impressão de acordo com a necessidade do público.

  1. Amplie seu leque de recursos

Uma habilidade que dá vantagens competitivas a um Web Designer profissional é saber trabalhar com diversas ferramentas e softwares.

Por isso, nunca deixe de estudar e busque aprender as principais ferramentas de edição de imagens, vetores e vídeo, como:

  • Corel Draw;
  • Adobe Illustrator;
  • After Effects;
  • Adobe Animate;
  • Photoshop.

Com isso, além de não depender de outros profissionais para fazer seu trabalho, você se torna um profissional com várias habilidades e que se adapta utilizando qualquer recurso, se diferenciando no mercado.

  1. Proatividade

Um Web Designer profissional deve entender que essa área tem sempre uma novidade que pode mudar completamente a forma como você trabalha hoje.

Portanto, a proatividade e a criatividade para enfrentar os desafios e estar preparado para imprevistos são habilidades fundamentais para um Web Designer.

Com essas características um profissional pode se destacar, mostrando que ele faz muito além do operacional, mas também agrega ideias e tem uma visão estratégica.

Gostou das nossas dicas? Acesse também o Blog da UpSites para mais novidades!

 

Autor: Caio Nogueira - UpSites

BLOG ALPHA CHANNEL