ITAbits

 

 

A ITABits  é uma iniciativa de alunos do curso de Engenharia de Computação do  ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) focada  no desenvolvimento de games, patrocinada pela Alpha Channel.

 

A equipe conta com a colaboração e participação da Alpha Channel em suas conquistas, além do apoio de professores do ITA. 

Missão

Prover um ambiente para desenvolvimento de software onde as pessoas possam aprender e produzir em conjunto.

Visão 

Tornar-se um centro de tecnologia e entretenimento. 

Projeto precursor da iniciativa 

Tanks foi o primeiro projeto de games feito por alunos do ITA.  Ele surgiu como projeto para a Feira de Ciências do ITA de 2006 por alunos iniciantes em programação e participou do SBGames 2007 (Competição de desenvolvimento de games independentes), sendo o vencedor na categoria desktop.

 

 

Primeiro projeto da iniciativa 

A ITAbits começou com um projeto, chamado Falldawn, para a Feira de Ciências do ITA. O game foi desenvolvido por alunos do segundo ano de Engenharia de Computação.

 

 

Novos Projetos 

A ITABits dedica-se à formação de novos membros, disseminando o  ensino de programação em C++,C#, JAVA, paradigmas de programação (ex: POO - Programação Orientada a Objetos) e programação voltada para dispositivos móveis (celulares Android e Windows Phone).

 

Competições 

A ITAbits já obteve os seguintes resultados:

  • 1º lugar no SBGames 2010: com o game Painting Rage;


 

  • 1º lugar no Primeiro Nokia Hackathon - evento da Nokia em São Paulo, em 2012, que reuniu desenvolvedores de games a fim de gerar conteúdo para o Marketplace (Windows Phone). A ITABits contribuiu com 9 projetos, dos quais o Bubble Math rendeu o primeiro lugar. Confira o link do game que ganhou o primeiro lugar: http://www.windowsphone.com/en-US/apps/ecc3dbe2-374e-40d0-9c19-a3fcc991ea4d;

 

  • 1º vencedor do primeiro Hackathon da Nokia no Brasil em 2012, como o aplicativo mais baixado - o Linkit, um dos jogos que foi desenvolvido pela equipe durante o evento, foi melhorado e atualizado no Marketplace, o que rendeu o primeiro lugar como aplicativo mais baixado;

 

 

  • 3º lugar no Facebook Hackathon – evento promovido pelo Facebook com o objetivo de construir aplicações para o FB durante 20 horas contínuas.  A aplicação da ITABits, Stalker, retornava um gráfico de atividades dos acessos que o amigo fez ao Facebook.

 

Apoio do ITA 

Professores do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) que apoiam a ITABits: 

  • Carlos Henrique Costa Ribeiro – Engenheiro de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1990), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e PhD em Electrical and Electronic Engineering - Imperial College, University of London (1998). É professor do ITA e consultor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É avaliador de cursos e institucional do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior(MEC) e membro da Sociedade Brasileira de Computação. 
  • Eduardo Martins Guerra - Editor-chefe da revista MundoJ (www.mundoj.com.br/default.jsp). Possui certificações da plataforma Java e experiência como arquiteto de software nas plataformas Java SE, Java EE e Java ME. Participou de projetos open-source, como SwingBean e ClassMock; 
  • Fábio Carneiro Mokarzel - Engenheiro Elétrico pela UNIFEI, Mestre e Doutor em Computação pelo ITA. Chefe do Departamento de Engenharia de Software no ITA; 
  • Juliana de Melo Bezerra - Mestre em Ciência da Computação no ITA. 

Parcerias: 

  • Instituto ABCD – desenvolvimento de games para auxiliar pessoas com dificuldade de aprendizagem. O projeto é pioneiro na língua portuguesa.