ITAndroids

 

 

A ITAndroids é a equipe de robótica formada por alunos de graduação e pós graduação do  ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos. A equipe participa de competições de robótica e áreas correlatas desde 2005.

Através da ITAndroids, alunos de graduação e pós-graduação do ITA têm a oportunidade de fazer parte tanto de pesquisas teóricas quanto de projetos práticos, servindo de celeiro para novos pesquisadores e incentivando o crescimento das pesquisas em Robótica no Brasil. 

Mantenha-se por dentro no facebook ITAndroids 

Missão: 

Fomentar o desenvolvimento da robótica junto ao ITA, complementando o aprendizado acadêmico de seus alunos, e despertar o interesse do restante do Brasil nessa área.  

Visão: 

Ser reconhecida, em âmbito mundial, como a melhor equipe de robótica nas categorias em que atua e ser vista, pela comunidade Iteana, como a melhor oportunidade de desenvolvimento e ingresso no mundo da robótica e da tecnologia. 

Valores:

  • Busca pela excelência;
  • Integração com o Meio Acadêmico;
  • Espírito de Equipe;
  • Desenvolvimento do Indivíduo;
  • Disseminação da Robótica. 

Projetos subsequentes: 

A iniciativa pretende construir um robô de combate em parceria com a Alpha Channel até meados de 2013. 

Resultados interessantes da ITAndroids: 

  • Terceiro Lugar na Winter Challenge 2012 - categoria Sumô;
  • Sexto Lugar na Winter Challenge 2012 - categoria Follow Line;
  • Décimo Lugar na RoboCup 2012 - categoria 
  • Competição Brasileira de Robótica:  1º lugar na categoria Soccer 2D (jogo de futebol simulado) 2º lugar na categoria Soccer 3D (jogo de futebol simulado) 4º lugar na categoria corrida de humanoides 

Confira o vídeo da RoboCup 2012. Competição da qual a ITAndroids participou na categoria Soccer 2D:

 

 

 

Professores do ITA que apoiam a ITAndroids: 

Jackson Paul Matsuura - possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1995), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2003) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica, simulação, detecção de falhas, redes bayesianas e aprendizagem bayesiana.

 

Luís Gonzaga Trabasso - Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1985) e doutorado em Mechanical Engineering - Loughborough University, England (1991). É graduado em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2008). Atualmente é Professor Associado da Divisão de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Suas áreas de pesquisa são Desenvolvimento Integrado de Produtos - DIP - e Mecatrônica, com ênfase em automação industrial e robótica.

 

 Veja outras notícias relacionadas:

 

.