Escultura Digital

Confira todas as informações sobre o seu curso de interesse.

Sobre o curso

Este curso aborda as ferramentas básicas de escultura para a criação de personagens 3D em computador e recursos adicionais para texturização e iluminação.

TURMAS DISPONÍVEIS

Período Datas Investimento
Manhã
08:30 às 12:30
Início: 10/07/2018
Término: 16/07/2018
Programação: Seg à Sex
Turma de Férias
03x de R$198,33 no cartão ou à vista R$530,00
Tarde
14:00 às 18:00
Início: 24/07/2018
Término: 30/07/2018
Programação: Seg à Sex
Turma de Férias
03x de R$198,33 no cartão ou à vista R$530,00

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Este curso aborda as ferramentas básicas de escultura para a criação de personagens 3D em computador e recursos adicionais para texturização e iluminação.


Abrangência

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução e explicações iniciais: apresentação da interface e principais conceitos do ZBrush
Iniciando o ZBrush
2D vs 3D
Introdução à malha 3D
Edit Mode
Movendo, rotacionando e escalando o objeto 
Apresentação da pipeline de trabalho do ZBrush: primeiro contato com o software e conceitos básicos de anatomia e escultura, tudo isso em um modelo que será cedido pelo professor no começo do capítulo
ZBrush tools ferramentas diversas de escultura
Conceito de 2,5 D e brush 2,5 D
Modelagem com brushs
Simetria e resimetria
Subdivisão global e local 
Apresentação das ferramentas de modelagem: inicio ao aprendizado de escultura com utilização das ferramentas de sculpt
Brushs 3D
Suavização de malhas
Máscaras comuns, pintura e alpha
Escondendo e exibindo as malhas
Salvando documento vs Salvando a ferramenta 
Apresentação das ferramentas avançadas: aperfeiçoamento da produção de um modelo 3D
Poly paint (pintura 3D no ZBrush)
Subtools
Zproject (projeções 3D) 
Início da modelagem com Zspheres: neste momento o aluno começará a produzir o próprio modelo e conhecer o processo de trabalho com Zspheres para gerar a basemesh do modelo
Sobre as Zspheres
Introdução às Zspheres
Edição de Zspheres
Move, Rotate, scale
Deletando Zspheres
Controles de influência nas esferas (magnet)
Zspheres e subtools 
Otimização da base mesh: aperfeiçoamento da topologia, acertando edges e loops no personagem, dentro do processo de escultura
Retopology e introdução à escultura do personagem
Ajuste fino do modelo, com base em referências externas
Fechamento da modelagem e acertos de topologia 
Polymeshs e deforms: como proceder para a criação de novos objetos editáveis e como deformá-los
Subobjetos e criação de primitivas 3D no ZBrush 
Criação de subpeças no modelo: novos objetos baseados na malha de objetos já existentes
Extração de malha por máscara
Extração de malha por objeto escondido (hiden)
Extração por camada (layer)
Posando o personagem
Trabalhando com linha de ação
Máscara de topologia
Trabalhando com máscara de topologia
Transpose (alterando a posição)
Scale
Acerto de detalhes e cenário para o render final
Refinando a pose e criando a base (turntable) para o personagem
Apresentação dos conceitos de pintura e shader
Configuração de materiais e pintura no ZBrush
Finalização
Pintura e finalização do material de captura (matcap)

Finalização do projeto e render turntable 



Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

Quando disponível, pode ser oferecida a versão online do curso.