Escultura Digital com ZBrush

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  • Escultura Digital com ZBrush

    Trabalho do aluno: Gustavo Lima Dezen

Sobre o curso

Este curso aborda as ferramentas básicas de escultura para a criação de personagens 3D em computador e recursos adicionais para texturização e iluminação.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Este curso aborda as ferramentas básicas de escultura para a criação de personagens 3D em computador e recursos adicionais para texturização e iluminação.
  • Sua imaginação e criatividade passam a não ter limites quando você entra neste fantástico mundo virtual. Qualquer objeto ao seu redor ou qualquer ideia que estiver em sua mente (personagens, abstrações, cenários) podem ser “materializados” na tela do computador e manipulados como se você estivesse dentro deles com uma riqueza de detalhes inigualável.

Abrangência

PROGRAMA DO CURSO

 Introdução e explicações iniciais: apresentação da interface e principais conceitos do ZBrush

Iniciando o ZBrush
2D vs 3D
Introdução à malha 3D
Edit Mode
Movendo, rotacionando e escalando o objeto
Apresentação da pipeline de trabalho do ZBrush: primeiro contato com o software e conceitos básicos de anatomia e escultura, tudo isso em um modelo que será cedido pelo professor no começo do capítulo
ZBrush tools ferramentas diversas de escultura
Conceito de 2,5 D e brush 2,5 D
Modelagem com brushs
Simetria e resimetria
Subdivisão global e local
Apresentação das ferramentas de modelagem: inicio ao aprendizado de escultura com utilização das ferramentas de sculpt
Brushs 3D
Suavização de malhas
Máscaras comuns, pintura e alpha
Escondendo e exibindo as malhas
Salvando documento vs Salvando a ferramenta
Apresentação das ferramentas avançadas: aperfeiçoamento da produção de um modelo 3D
Poly paint (pintura 3D no ZBrush)
Subtools
Zproject (projeções 3D)
Início da modelagem com Zspheres: neste momento o aluno começará a produzir o próprio modelo e conhecer o processo de trabalho com Zspheres para gerar a basemesh do modelo
Sobre as Zspheres
Introdução às Zspheres
Edição de Zspheres
Move, Rotate, scale
Deletando Zspheres
Controles de influência nas esferas (magnet)
Zspheres e subtools
Otimização da base mesh: aperfeiçoamento da topologia, acertando edges e loops no personagem, dentro do processo de escultura
Retopology e introdução à escultura do personagem
Ajuste fino do modelo, com base em referências externas
Fechamento da modelagem e acertos de topologia 
Polymeshs e deforms: como proceder para a criação de novos objetos editáveis e como deformá-los
Subobjetos e criação de primitivas 3D no ZBrush
Posando o personagem
Trabalhando com linha de ação
Máscara de topologia
Trabalhando com máscara de topologia
Transpose (alterando a posição)
Scale
Posando o personagem
Trabalhando com linha de ação
Máscara de topologia
Trabalhando com máscara de topologia
Transpose (alterando a posição)
Scale
Acerto de detalhes e cenário para o render final
Refinando a pose e criando a base (turntable) para o personagem
Apresentação dos conceitos de pintura e shader
Configuração de materiais e pintura no ZBrush
Finalização
Pintura e finalização do material de captura (matcap)
Finalização do projeto e render turntable
 


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

Quando disponível, pode ser oferecida a versão online do curso.

  • Formação acadêmica: sem requisitos mínimos.
  • Habilidade com computadores: conhecimento básico do Windows.
  • Conhecimentos desejáveis: noções de desenho geométrico e espaço 3D.
  • Material recomendado: não há.
  • Disponibilidade mínima de tempo para exercícios fora da escola.

 

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