Modelagem Avançada com MAYA

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Sobre o curso

Este curso aborda os conceitos, práticas e técnicas de modelagem a nivel avançado para a criação de objetos e personagens 3D, incluindo maior aprofundamento nos tópicos de texturização, iluminação e rig básico

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Este curso aborda os conceitos, práticas e técnicas de modelagem a nivel avançado para a criação de objetos e personagens 3D, incluindo maior aprofundamento nos tópicos de texturização, iluminação e rig básico (suficiente apenas para posar o personagem, para se aprofundar em rigging recomendamos nosso curso de Rigging com Maya).
  • Faz parte da área de 3D e Animação da Computação Gráfica e seus conceitos foram extraídos do Curso Profissionalizante aprovado pelo MEC. 
  • Sua imaginação e criatividade passam a não ter limites quando você entra neste fantástico mundo virtual. Qualquer objeto ao seu redor ou qualquer ideia que estiver em sua mente (personagens, abstrações, cenários) podem ser “materializados” na tela do computador e manipulados como se você estivesse dentro deles.

Aula 01

  • Introdução ao curso
  • Explicação sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que cada aluno deve produzir
  • Conceitos de modelagem orgânica com superfícies de subdivisão
  • O que é topologia
  • Como criar boas topologias
  • Exercício de modelagem para avaliar o nível dos alunos

Aula 02

  • Início de modelagem de personagem: corpo
  • Técnicas de modelagem recomendadas para modelos inorgânicos, como objetos diversos, veículos, cenários, etc.

Aula 03

  • Continuando a modelar a personagem: mãos e pés
  • Como modelar visando a utilização dos modelos para animação
  • Exercício de retopologia

Aula 04

  • Continuando a modelar a personagem: detalhando a cabeça
  • Estudo de iluminação e configurações de renderização para obter resultados com mais qualidade

Aula 05

  • Modelando peças de roupa e acessórios para a personagem
  • Mapeamento UV: tipos, abertura de malha, texturização
  • Início dos TCC's: cada estudante começa a trabalhar em seu trabalho de conclusão

Aula 06

  • Prática de modelagem inorgânica: por exemplo, cenário ou veículo para a personagem
  • Continuando os TCC's com orientação do(a) professor(a)

Aula 07

  • Continuando a prática de modelagem inorgânica
  • Preparando a cena modelada para renderização
  • Renderizando a personagem
  • Iluminação e configurações recomendadas de renderização para cada TCC

Aula 08

  • Finalizando os TCC's
  • Discussão final, dicas, como prosseguir aprendendo, mercado de trabalho


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

 

Autodesk - Versão educacional gratuita


Se você é aluno ou professor da Alpha Channel pode baixar, gratuitamente, a versão educacional de software da Autodesk. As licenças ficam disponíveis no “Autodesk Education Community” e são válidas por um período de três anos.


Este centro de educação reúne, além das licenças educacionais, ferramentas como fórum, e-learning, webinars, portfolios compartilhados, entre outros.


Para tornar-se membro, basta acessar o site: students.autodesk.com, fazer o seu cadastro com login e senha, indicar a sua instituição de ensino e aproveitar todos os benefícios que a Autodesk tem a oferecer, em parceria com a Alpha Channel. 

 

* O software Autodesk na versão acadêmica engloba todas as ferramentas das licenças profissionais, entretanto inclui um banner de impressão que o torna inapropriado para fins profissionais, comerciais ou lucrativos, e não pode ser usado em sala de aula ou laboratório para fins de instrução. As licenças anuais do software Autodesk para estudantes não são elegíveis para atualização de produto ou transferência para uma licença comercial.

 


Vantagens do software legal

Importante: recomendamos que os interessados tenham feito o curso de Produção 3D com Autodesk Maya antes. 

  • Este curso não é indicado para novatos que ainda não conseguem modelar personagens simples ou não dominam o básico de materiais e texturização, iluminação e câmeras.
  • Formação acadêmica: sem requisitos mínimos.
  • Habilidade com computadores: conhecimento básico do Windows.
  • Conhecimentos desejáveis: domínio básico de materiais e texturização, iluminação e câmeras.
  • Cursos recomendados antes deste: veja quadro “Cursos Recomendados Antes”, do lado direito desta página.
  • Disponibilidade mínima de tempo para exercícios fora da escola.

 

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