Produção 3D com Autodesk MAYA

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  • Produção 3D com Autodesk MAYA

    Trabalho do aluno: Gustavo Dezen

Sobre o curso

Este curso aborda as ferramentas básicas para a criação de objetos e cenários 3D em computador e recursos adicionais para texturização, iluminação e animação desses modelos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Este curso aborda as ferramentas básicas para a criação de objetos e cenários 3D em computador e recursos adicionais para texturização, iluminação e animação desses modelos.
  • Faz parte da área de 3D e Animação da Computação Gráfica e seus conceitos foram extraídos do Curso Profissionalizante aprovado pelo MEC.
  • Sua imaginação e criatividade passam a não ter limites quando você entra neste fantástico mundo virtual. Qualquer objeto ao seu redor ou qualquer ideia que estiver em sua mente (personagens, abstrações, cenários) podem ser “materializados” na tela do computador e manipulados como se você estivesse dentro deles.

 

Aula 01

  • Introdução
  • Interface (viewports, menus e barras)
  • Movimentação de câmera
  • Criação e transformações espaciais de objetos (mover, girar e redimensionar)
  • Grupos e camadas
  • Ferramentas: duplicar objetos, movimentar pivot
  • Controlar visibilidade de objetos
  • Exercícios de modelagem com primitivas (exemplos: escada, boneco de neve)

 


Aula 02

  • Modelagem Poligonal
  • Conceito de componentes de um polígono (vértices, arestas e faces)
  • Ferramentas: extrusão, "split polygon"
  • Conceito de edge loops e edge rings
  • Ferramenta: "insert edgeloop"
  • Uso de histórico e pivots
  • Exercício de modelagem inorgânica (exemplo: cena com vaso, mesa, chão e uma flor)
  • Exercício de modelagem inorgânica (exemplo: completando uma sala)

 


Aula 03

  • Solidificando conceitos
  • Deformadores e modificadores poligonais
  • Exercício de modelagem de personagem simples (por exemplo usando como referência um já pré-modelado)

Aula 04

  • Modelagem com planos de imagens de referência
  • Ferramenta: inserir planos de imagem na cena
  • Exercícios de modelagem usando imagens de referência (exemplos: vaso, avião "cartoon")

Aula 05

  • NURBS e curvas
  • Conceitos sobre NURBS, primitivas NURBS
  • Ferramentas: criação de curvas, "revolve", "loft", "extrude", "planar"
  • Exercício de modelagem com NURBS (ex: vaso com "revolve")
  • Histórico
  • Exercício de modelagem com lofting (ex: criação de uma cama)
  • Ferramentas: de extrusão ("extrude face along curve"), "motion path"
  • Exercício de modelagem (ex: carrinho em uma pista) 

Aula 06

Animação
Conceitos e referências sobre animação
Conceitos básicos de animação de personagens: "rigging" e "skinning"
Conceitos: "time and spacing", "stretch and squash"
Uso do "Graph Editor" para editar curvas de animação
Exercícios de animação (exemplo: bola quicando, etc.)


Aula 07

  • Workflow e pipeline
  • Conceitos sobre renderização e renderizadores
  • Características dos principais renderizadores disponíveis para o Maya
  • Materiais e "shading", texturização
  • Conceito de "Hypershade" e conexão de nodes
  • Exercício de materiais e texturização (ex: usar a sala criada na aula 2)

Aula 08

  • Conceitos sobre iluminação: tipos de luzes e de sombras
  • Exercício(s) de iluminação
  • Exercício de renderização com mental ray
  • "Paint Effects": introdução aos recursos de modelagem procedural, efeitos especiais e sistemas de partículas


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

 

Autodesk - Versão educacional gratuita


Se você é aluno ou professor da Alpha Channel pode baixar, gratuitamente, a versão educacional de software da Autodesk. As licenças ficam disponíveis no “Autodesk Education Community” e são válidas por um período de três anos.


Este centro de educação reúne, além das licenças educacionais, ferramentas como fórum, e-learning, webinars, portfolios compartilhados, entre outros.


Para tornar-se membro, basta acessar o site: students.autodesk.com, fazer o seu cadastro com login e senha, indicar a sua instituição de ensino e aproveitar todos os benefícios que a Autodesk tem a oferecer, em parceria com a Alpha Channel. 

 

* O software Autodesk na versão acadêmica engloba todas as ferramentas das licenças profissionais, entretanto inclui um banner de impressão que o torna inapropriado para fins profissionais, comerciais ou lucrativos, e não pode ser usado em sala de aula ou laboratório para fins de instrução. As licenças anuais do software Autodesk para estudantes não são elegíveis para atualização de produto ou transferência para uma licença comercial.

 


Vantagens do software legal

  •  Formação acadêmica: sem requisitos mínimos.
  • Habilidade com computadores: conhecimento básico do Windows.
  • Conhecimentos desejáveis: noções de desenho geométrico e espaço 3D.
  • Cursos recomendados antes deste: veja quadro “Cursos Recomendados Antes”, do lado direito desta página.
  • Material recomendado: não há.
  • Disponibilidade mínima de tempo para exercícios fora da escola.

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