Produção 3D com MAYA (Online)

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  • Imagem: ED-209 - William Jose Mauricio

  • Imagem: Gundam - Alberto Nozima

  • Imagem: M16 - Henrique e Bruno

  • Imagem: Mercedes - Henrique Severiano

  • Imagem: Metal Slug - Alan Rodrigues

  • Imagem: Pod Racer - Paulo Ricardo Stefens

  • Imagem: Rack - Francisco Miranda

  • Imagem: Robot - Carlos Alberto

  • Imagem: Rua - Christian Avigni

  • Imagem: Abajur

  • Imagem: Arma - Rodolfo Delago

  • Imagem: Banheiro - Hugo Oda

  • Imagem: Caravela - Glazyeni Yovedal

  • Imagem: Despertador

Sobre o curso

Domine um dos programas 3D mais respeitados e bem aceitos do mercado, a ferramenta preferencial de muitas empresas nacionais e internacionais envolvidas na criação de conteúdo para comerciais, filmes, jogos e séries de TV.

FORMA DE PAGAMENTO

3x de R$ 36,33 parcelado no cartão
R$99,00 à vista direto com a Alpha Channel via depósito bancário

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INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Domine um dos programas 3D mais respeitados e bem aceitos do mercado, a ferramenta preferencial de muitas empresas nacionais e internacionais envolvidas na criação de conteúdo para comerciais, filmes, jogos e séries de TV.


Abrangência

Parte I 

Introdução ao Autodesk Maya e à Modelagem Poligonal 

  • Interface do Maya
  • Viewport - Vista 3D - Tela cheia, 4 vistas
  • Criação de objetos
  • Movimentação
  • Seleção
  • Replicar objetos (duplicar, "array")
  • Faces, arestas ("edges") e vértices
  • Ferramentas básicas: inserir arestas e edgeloops, repetir comandos, extrusões, etc.
  • Subdivisões
  • Movimentação de Pivots
  • Duplicate Special
  • Duplicate with transform
  • Grupos
  • Layes
  • Hide/Unhide
  • Wireframe on Shader
  • Diversos exercícios de modelagem

Parte II 

Modelando com imagens de referência ("image planes") 

  • Importando imagens em uma vista
  • Configuração "Inputs - Channel Box"
  • Modelagem estilo "box modeling"
  • Importando Imagens em 3 vistas
  • Configuração "Inputs - Atribute edtor"
  • Create Polygon Tool
  • Modelando com extrusões, criando volume nas 3 vistas
  • Teclas de atalho
  • Menu flutuante
  • Espelhamento
  • OffSet

 

Parte III 

Modelando uma sala simples do início ao fim - Parte I (modelagem e materiais) 

  • Treinando as ferramentas aprendidas anteriormente: Extrude, Insert Edge loop, Duplicate
  • Unir faces ("bridge")
  • Soft-Selection
  • Round cap
  • Bevel
  • Aplicando Materiais à sala


Parte IV
 

Introdução à renderização 

  • Introdução
  • Apresentação das ferramentas: status line, claquetes
  • Janela de Renderização ("Open Render View")
  • Renderizar uma cena ("Render Current frame")
  • Quadros ("frames")
  • Tempo de Render
  • Câmera
  • Render em tempo real ("IPR")
  • Configurações de Render ("Render Settings")
  • Render Layer
  • Seleção de Renderizador
  • Ativando Plugins
  • Extensões e Exportação
  • Canal Alpha
  • Resolution Gate
  • Criando ou Escolhendo "Projetos"
  • Script Editor 

Modelando uma sala simples do início ao fim - Parte II (texturas, iluminação, renderização) 

  • Hypershade
  • Aplicando Shaders
  • Aplicando Texturas
  • Trabalhando com nodes
  • Mapeando UV's
  • Refração
  • Raytraces
  • Luzes
  • Environment 

Parte V 

Modelando um personagem estilo desenho animado simples 

  • Box Modeling com imagens de referência do personagem
  • Mais ferramentas: mirror vertex, edge loops, ajuste ao modelsheet, construção de malha, smooth preview
  • Modelagem da calça
  • Detalhamento com split polygon tool e por extrusões e edge loops
  • Reorganização da malha
  • Modelagem da camisa
  • Paint sculpt
  • Mãos
  • Merge vertex tool
  • Trabalhando Volumes e Detalhes
  • Ajustes da Anatomia
  • Renomeando geometrias
  • Sapatos
  • Criando Grupos no Outliner
  • Modelagem da cabeça em vista frontal e lateral
  • Criação da Geometria em Poly by Poly
  • Trabalho em wireframe ou x-ray
  • Duplicate Special, X -1
  • Utilização de layers
  • Simetria e tweak mode
  • Ajuste de volumes
  • Redução de edge loops para geometrias com menor complexidade

Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

Quando disponível, pode ser oferecida a versão online do curso.

  • Independente do curso que você vá ou já esteja fazendo, você pode adquirir softwares com licença de estudante na Alpha Channel, a preços reduzidos e em 4x sem juros. O status de estudante é conferido no ato da matrícula e vale para a maioria dos softwares com os quais mantemos parceria. Algumas versões acadêmicas são gratuitas ou incluídas no curso.
  • A versões profissionais também podem ser adquiridas a preços especiais na Alpha Channel, diretamente do fabricante ou por revendas parceiras.
  • Consulte condições e preços nas páginas do(s) programa(s) usado(s) no curso. 

 

 

Autodesk - Versão educacional gratuita


Se você é aluno ou professor da Alpha Channel pode baixar, gratuitamente, a versão educacional de software da Autodesk. As licenças ficam disponíveis no “Autodesk Education Community” e são válidas por um período de três anos.


Este centro de educação reúne, além das licenças educacionais, ferramentas como fórum, e-learning, webinars, portfolios compartilhados, entre outros.


Para tornar-se membro, basta acessar o site: students.autodesk.com, fazer o seu cadastro com login e senha, indicar a sua instituição de ensino e aproveitar todos os benefícios que a Autodesk tem a oferecer, em parceria com a Alpha Channel. 

 

* O software Autodesk na versão acadêmica engloba todas as ferramentas das licenças profissionais, entretanto inclui um banner de impressão que o torna inapropriado para fins profissionais, comerciais ou lucrativos, e não pode ser usado em sala de aula ou laboratório para fins de instrução. As licenças anuais do software Autodesk para estudantes não são elegíveis para atualização de produto ou transferência para uma licença comercial.

 


Vantagens do software legal

  • A Alpha Channel é Parceira Certificada Dell e comercializa workstations para todos os usos em Computação Gráfica. 
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Vantagens dos computadores Dell

  • Noções de Microsoft Windows.
  • Facilidade ou contato com algum software gráfico.