Rigging com Autodesk MAYA

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    Rigging de Personagem

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    Rigging de Personagem

Sobre o curso

Entre a modelagem e a animação de um personagem ou objeto razoavelmente complexo, existe um passo vital: a preparação dos controles de animação que devem ser planejados, criados e ligados a ele para que possa ser animado.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Entre a modelagem e a animação de um personagem ou objeto razoavelmente complexo, existe um passo vital: a preparação dos controles de animação que devem ser planejados, criados e ligados a ele para que possa ser animado. 

Esta etapa inclui diversas habilidades a serem aprendidas e desenvolvidas e normalmente é chamada de "rigging" ou "rigging e skinning". "Rigging" é a criação dos esqueletos de animação e demais controles e "skinning" é a associação entre o esqueleto e o mesh (malha poligonal) que representa um personagem ou objeto. 

Criar bons rigs exige conhecimento de diversas funcionalidades. O uso de scripting (programação) dentro do programa também é uma ferramenta popular e necessária para trabalhos mais elaborados, então no mínimo um bom "rigger" deve saber utilizar e adaptar scripts prontos. 

Conhecimentos básicos sobre rigging e skinning são necessários para todos os artistas interessados em uma boa formação geral com CG 3D, mesmo que prefiram modelar, texturizar ou animar. Em especial, todo animador deve ter esse conhecimento básico para ser capaz de entender melhor como trabalhar com controles de animação e como corrigir problemas no rigging quando precisar. 

Por isso recomendamos este curso para todos os interessados em modelar e animar com o Maya.

Aula 1

  • Introdução aos conceitos básicos sobre "rigging" -- como preparar personagens e objetos para poderem ser animados
  • Atalhos básicos do Maya relacionados a rigging
  • Introdução à janela de edição de scripts do Maya
  • Janela "outliner" e conceitos de hierarquia
  • Prática: exercício de construção usando hierarquia

Aula 2

  • Joints (juntas) para a construção do esqueleto do personagem
  • Conceito de "skinning" (ligar esqueleto e malha) no Maya
  • Prática: exercício de criação de rig para uma esfera com cauda 

Aula 3

  • Construção da cadeia de um personagem
  • Construção do esqueleto básico de um personagem
  • Técnicas para reorientação de joints
  • Prática: construção de esqueleto 

Aula 4

  • Cadeias de IK e FK
  • IK Spine para coluna do personagem
  • Prática: aplicação de IK e FK no esqueleto do personagem 

Aula 5

  • Controles e finalização do esqueleto
  • Funcionamento de controles no Maya
  • Técnicas ideais para se conectar o esqueleto de um personagem
  • Prática: construção dos controles de animação para finalizar o esqueleto bás

Aula 6

  • Reverse Foot Lock para os pés
  • Outras técnicas para se conectar atributos
  • Prática: construção de controles avançados para animação 

Aula 7

  • Rigging Facial e material extra
  • Técnicas de Rigging Facial no Maya
  • Expressões
  • Prática: rigging facial

Aula 8

  • Material Extra - Deformadores do Maya
  • Material Extra - Rigging em objetos Inorganicos


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

 

Autodesk - Versão educacional gratuita


Se você é aluno ou professor da Alpha Channel pode baixar, gratuitamente, a versão educacional de software da Autodesk. As licenças ficam disponíveis no “Autodesk Education Community” e são válidas por um período de três anos.


Este centro de educação reúne, além das licenças educacionais, ferramentas como fórum, e-learning, webinars, portfolios compartilhados, entre outros.


Para tornar-se membro, basta acessar o site: students.autodesk.com, fazer o seu cadastro com login e senha, indicar a sua instituição de ensino e aproveitar todos os benefícios que a Autodesk tem a oferecer, em parceria com a Alpha Channel. 

 

* O software Autodesk na versão acadêmica engloba todas as ferramentas das licenças profissionais, entretanto inclui um banner de impressão que o torna inapropriado para fins profissionais, comerciais ou lucrativos, e não pode ser usado em sala de aula ou laboratório para fins de instrução. As licenças anuais do software Autodesk para estudantes não são elegíveis para atualização de produto ou transferência para uma licença comercial.

 


Vantagens do software legal

Bom conhecimento de CG e do software Autodesk Maya em nível básico a intermediário: interface, modelagem poligonal. Esse conhecimento pode ser adquirido em nosso curso de Produção 3D com Autodesk Maya presencial ou na versão online.

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