Rigging com Autodesk MAYA (Online)

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  • Imagem por: Pedro Cahu

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  • Trabalho do Aluno: Felipe Tofaneli

  • Trabalho do Aluno: Gustavo Masson

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Sobre o curso

Entre a modelagem e a animação de um personagem ou objeto razoavelmente complexo, existe um passo vital: a preparação dos controles de animação que devem ser planejados, criados e ligados a ele para que possa ser

FORMA DE PAGAMENTO

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INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Entre a modelagem e a animação de um personagem ou objeto razoavelmente complexo, existe um passo vital: a preparação dos controles de animação que devem ser planejados, criados e ligados a ele para que possa ser animado. 

Esta etapa inclui diversas habilidades a serem aprendidas e desenvolvidas e normalmente é chamada de "rigging" ou "rigging e skinning". "Rigging" é a criação dos esqueletos de animação e demais controles e "skinning" é a associação entre o esqueleto e o mesh (malha poligonal) que representa um personagem ou objeto. 

Criar bons rigs exige conhecimento de diversas funcionalidades. O uso de scripting (programação) dentro do programa também é uma ferramenta popular e necessária para trabalhos mais elaborados, então no mínimo um bom "rigger" deve saber utilizar e adaptar scripts prontos. 

Conhecimentos básicos sobre rigging e skinning são necessários para todos os artistas interessados em uma boa formação geral com CG 3D, mesmo que prefiram modelar, texturizar ou animar. Em especial, todo animador deve ter esse conhecimento básico para ser capaz de entender melhor como trabalhar com controles de animação e como corrigir problemas no rigging quando precisar. 

Por isso recomendamos este curso para todos os interessados em modelar e animar com o Maya.

 

  • O curso ensina os fundamentos de rigging para personagem com o Autodesk Maya.
  • Este curso faz parte da área de 3D e Animação da computação gráfica, cujos conceitos foram extraídos de nosso Curso Técnico.

Abrangência

Tópicos abordados no curso:

  • Configuração de Projeto
  • Joints
  • Controles
  • Configuração do Rig
  • Joints e Controles das Pernas
  • IK Handles
  • Sistema RFL (Reverse Foot Lock)
  • Sed Driven Keys (SDK) do RFL
  • Joints dos Braços
  • Controles IK e FK dos Braços
  • Troca de IK para FK
  • Joint e Controle das Mãos
  • Rig da Coluna e Ombros
  • Joints e Controles Faciais
  • Blendshapes
  • Controles e SDKs dos Blendshapes
  • Aplicando o SmoothBind
  • Análise das Influências
  • Hand Space Switch
  • Scale do Rig
  • Rig do Óculos do Personagem

Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

Quando disponível, pode ser oferecida a versão online do curso.

  • Formação acadêmica: sem requisitos mínimos.
  • Habilidade com computadores: conhecimento básico do Windows.
  • Conhecimentos desejáveis: noções de espaço 3D.
  • Conhecimentos do programa Autodesk Maya ou ter feito o curso Produção 3D com Maya
  • Material recomendado: não há.
  • Disponibilidade mínima de tempo para exercícios fora da escola.