Realidade Aumentada

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Sobre o curso

O curso consiste na apresentação dos principais conceitos e no desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada, utilizando a plataforma Vuforia em conjunto com o editor Unity 3D.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • O curso consiste na apresentação dos principais conceitos e no desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada, utilizando a plataforma Vuforia em conjunto com o editor Unity 3D.
  • Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que envolve a criação de um ambiente que mistura, em tempo real, elementos virtuais e reais. Ela abre uma vasta gama de possibilidades para o desenvolvimento de peças publicitárias interativas, websites, ensino, jogos eletrônicos e muitas outras aplicações.

Aula 1

  • O que é Realidade aumentada (AR)
  • Utilização em publicidade, educação, entretenimento, etc.
  • Principais ferramentas para se criar AR atualmente (Metaio, Vuforia, FLARToolKit, ARToolKit)
  • Porque escolhemos Vuforia + Unity3D
  • Introdução às ferramentas do curso
  • Requisitos para se trabalhar com Vuforia + Unity3D
  • Informações sobre como desenvolver para plataformas mobile iOS, como iPhone e iPad: Mac, Conta Desenvolvedor, registrar aparelho, criar um AppID,  XCode
  • Informações sobre como desenvolver para plataformas mobile Android: Android SDK
  • Introdução ao Unity / Revisão (para quem já conhece)
  • Conhecendo a interface
  • Navegando pela cena
  • Criando objetos (GameObjects)
  • Transform (position, rotation, scale)
  • Atalhos (Q W E R)
  • Snap de Objetos
  • Exercício: criando uma sala com sólidos usando conteúdo disponível na Unity

Aula 2

  • Continuando a Introdução / Revisão de Unity
  • Materiais
  • Shaders
  • Importando Assets (modelos 3D, texturas, áudio, etc)
  • Componentes
  • Utilizando Standard Assets
  • Gerando Lightmap para um cenário
  • Exercício: cenário navegável em primeira pessoa

Aula 3

  • Primeiros passos com o Vuforia
  • Criando uma conta no portal de desenvolvedor Vuforia
  • Baixando o plugin
  • Descomprimindo o pacote no Unity
  • Criando o primeiro exemplo de Realidade Aumentada
  • Exercício: aplicativo de Realidade Aumentada

Aula 4

  • Criando diferentes tipos de marcadores (cubo, cubóide, cilindro)
  • Utilizando scripts em C#
  • Touch Inputs
  • Raycast
  • Transform
  • AudioClip/AudioSource
  • Ativando/desativando Game Objects
  • WWW (hyperlinks)
  • Exercício: aplicativo interativo em Realidade Aumentada

Aula 5

  • Trabalhando com modelos 3D animados
  • Introdução ao Animator
  • Utilizando variáveis no Animator
  • Definindo transição entre as animações
  • Exercício: aplicativo interativo em Realidade Aumentada com modelos animados

Aula 6

  • Recursos avançados (extended tracking, virtual buttons, marcadores multiplos, cloud recognition, smart terrain)
  • Desenvolvendo um mini-game em realidade aumentada
  • Início do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Aula 7

  • Mais sobre recursos avançados e o mini-game
  • Continuação do TCC

Aula 8

  • Conclusão do TCC
  • Apresentação dos trabalhos
  • Discussão final


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

  • Formação acadêmica: sem requisitos mínimos.
  • Habilidade com computadores: conhecimento básico do Windows.
  • Conhecimentos desejáveis: noções básicas em softwares de edição de imagens (como Photoshop), noções básicas em softwares de modelagem 3D, noções básicas de lógica de programação.
  • Cursos recomendados antes deste: veja quadro “Cursos Recomendados Antes”, do lado direito desta página.
  • Material recomendado: não há.
  • Disponibilidade mínima de tempo para exercícios fora da escola.
  • Conhecimento no software Unity 3D

 

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