Iniciação à Estatística

Confira todas as informações sobre o seu curso de interesse.

Sobre o curso

O curso de Iniciação à Estatística se propõe a ensinar aos profissionais e estudantes os conceitos básicos da estatística, capacitando-os assim para a realização de análises preliminares de dados, de forma rápida e

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O curso livre de Iniciação à Estatística se propõe a ensinar aos profissionais e estudantes das mais diversas áreas os conceitos básicos da estatística, capacitando-os assim para a realização de análises preliminares de dados, de forma rápida e eficiente. Esta iniciação à estatística propiciará, ao aluno participante, as bases para um posterior avanço, seja em um curso de pós-graduação em Estatística Aplicada ou em Ciência dos Dados, ambas áreas muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

Quem deve fazer o curso

O curso se destina a graduandos e graduados, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, que enfrentam crescente necessidade de uso de técnicas estatísticas para a análise de dados relativos aos processos, produtos ou mercados onde atuam, seja para a coleta, a análise ou a comunicação dos resultados através de relatórios. São exemplos desses profissionais: analistas de marketing, digital analytics, performance, economistas, administradores, atuários, engenheiros, profissionais diversos da área da saúde (tais como médicos, biomédicos, enfermeiros, radiologistas, fonoaudiólogos, psicólogos...), advogados, comerciários, compradores, estatísticos, operadores logísticos, geólogos, biólogos, etc.

Conteúdo:

  • Breve histórico da matemática e estatística.
  • Operações com frações.
  • Propriedades de raízes e potências, porcentagem, símbolos matemáticos.
  • Tipos de dados.
  • Coleta e organização de dados.
  • Definição de média, moda, mediana, variância, desvio padrão, coeficiente de variação e amplitude.
  • Frequência relativa e absoluta.
  • Conjuntos, subconjuntos, espaço amostral, evento, probabilidade.
  • Combinatória e fatorial.
  • Gráficos estatísticos para variáveis qualitativas e quantitativas.
  • Correlação de Pearson.


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo dos conteúdos de cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. O programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos que não há o fornecimento de material descritivo de cada aula ou passo a passo em meio físico ou digital.

Como material de apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.