FACULDADE

Faculdade de Tecnologia em Computação Gráfica

FATAC

Faculdade de Tecnologia Alpha Channel

PORTARIA Nº 646, DE 19 DE JULHO DE 2016

Curso de Tecnologia em Design Gráfico

Um curso de nível superior precisa ter uma base teórica e prática, rica e sólida; preparando os alunos tanto para seu trabalho quanto para os desafios do mercado. O curso de Tecnologia em Design Gráfico prepara os alunos com disciplinas como: Design Gráfico, História da Arte, Roteiro, Produção 3D, Design, Design de Produtos, Design para Web, Direção de Arte, Animação, Vídeo e Áudio, Semiótica e Comunicação, Noções de Marketing, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho, Ética e Responsabilidades.

VESTIBULAR 2018 - 2º SEMESTRE

INSCRIÇÃO GRATUITA

EDITAL 2018

TURMAS

Período Investimento
Manhã:
de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 12h00
Consulte-nos. Últimas Vagas!
Noite:
de segunda a quinta-feira, das 19h00 às 22h00
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OBJETIVOS GERAIS

  • Oferecer uma formação superior em CG atual e completa, unindo 2D e 3D e conceitos técnicos e artísticos.
  • Promover a Computação Gráfica em nosso país, divulgando em especial suas realizações e possibilidades de trabalho.
  • Promover a cultura, preparando e estimulando novos designers e artistas gráficos capazes de se expressar em bom nível através de sua produção: ilustrações, animações, jogos, etc.
  • Ajudar pessoas a realizarem seus sonhos de vida e carreira através da Computação Gráfica.
  • Proporcionar aos nossos alunos condições de competir de igual para igual com outros bons profissionais de CG, tanto no Brasil quanto fora dele.
  • Oferecer formação complementar a profissionais já formados em outras áreas que desejem aprimorar seus conhecimentos e habilidades com CG.
  • Oferecer formação superior a profissionais já atuantes com CG que desejem se aprimorar e expandir suas possibilidades de trabalho.
  • Estimular nossos alunos a continuarem aprendendo sempre, não deixando de acompanhar as tendências de mercado e a evolução da tecnologia.
  • Estimular as pessoas a conhecerem mais sobre arte, cultura e tecnologia e acompanharem o que acontece nesses campos.
  • Estimular o debate consciente e a integração do ser humano no contexto em que ele vive, ciente e crítico dos problemas locais e mundiais que todos precisamos enfrentar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Nossa proposta é oferecer um curso de formação de tecnólogos em design gráfico para formar designers:
  • capazes de produzir conteúdo artístico e técnico em duas e três dimensões;
  • com embasamento teórico consistente em design técnico e artístico;
  • habilidosos com programas gráficos de ponta populares no mercado;
  • preparados para utilizar os recursos e técnicas de Computação Gráfica que os bons profissionais estão usando hoje em dia;
  • capazes de projetar com consciência e método, sabendo elaborar e seguir direciomentos técnicos e artísticos;
  • capazes de organizar e liderar equipes de criação;
  • éticos, cientes de suas responsabilidades e potencial social como criadores, integrados ao seu meio e ao contexto global;
  • com noções fundamentais de marketing aplicado e empreendedorismo;
  • com experiência em diversos projetos de qualidade profissional, nos quais tenham aplicado com sucesso seus conhecimentos teóricos e habilidades;
  • com um TCC e diversos outros projetos concluídos que sirvam de portfólio para ajudá-los a conquistar seu espaço no mercado.

MERCADO DE TRABALHO

As possibilidades são amplas e variadas. Os profissionais podem trabalhar como autônomos prestadores de serviços (“freelancers”), abrindo a própria empresa ou como funcionários em empresas de produção de conteúdo digital 2D e 3D (imagens, vídeos, modelagem e animação) para impressos, mídia digital e impressão 3D. Incluindo, entre outras, as que trabalham com:
  • Informação, entretenimento e educação, como jornais, revistas, editoras, canais de TV e sites de internet;
  • arte para software, como jogos e aplicativos, conteúdo 3D para sites;
  • publicidade;
  • arquitetura, engenharia civil, mecânica, industrial;
  • ilustrações e animações para pesquisa médica e científica;
  • montadoras de veículos (modelagem automotiva, apresentações digitais);
  • CG para produções audiovisuais de Cinema, TV, internet e vídeos de alcance mais restrito, como comunicação interna de empresas, treinamentos, apresentações de projetos e resultados, vídeos para eventos, palestras, etc.;
  • CG para aplicações de realidade aumentada e realidade virtual;
  • animações digitais;
  • design de produtos;
  • fotografia (tratamento de imagens).

PÚBLICO ALVO

  • Interessados em Design Gráfico e Arte 2D e 3D
  • Interessados em Computação Gráfica de ponta técnica e artística
  • Quem deseja produzir conteúdo gráfico para:
  • Mídia impressa
  • Mídia digital, Internet (2D e 3D)
  • Vídeo, TV e Cinema
  • Produtos para impressão 3D, CNC
  • Jogos e outras aplicações interativas
  • Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual

ESTÁGIO NO EXTERIOR

Todos os alunos da FATAC (graduação e pós graduação) poderão se candidatar ao programa de estágio remunerado no exterior, por intermédio da parceria com a CI. Veja mais sobre essa parceria e o programa clicando aqui.

MATRIZ CURRICULAR

Carga Horária Total: 2140 Horas

1o semestre

Disciplinas
Desenho Bi e Tridimensional
História da Arte e do Design Gráfico
Roteiro e Linguagem Cinematográfica
Teoria de Modelagem Tridimensional
Metodologia da Pesquisa
Criação e Edição de Imagens Digitais
Projeto Integrado

2o semestre

Disciplinas
Arte Conceitual
Ética e Cidadania
Modelagem Artística
Direção de Arte
Teoria e Prática de Animação
Tipografia
Projeto Integrado

3o semestre

Disciplinas
Design de Embalagem e Produto Conceitual
Comunicação e Expressão
Produção e Processos Gráficos
Teoria e Edição de Vídeo e Áudio
Design Editorial
Projeto Integrado

4o semestre

Disciplinas
Empreendedorismo
Aplicações Interativas
Design Gráfico em Movimento
Efeitos Visuais
Design Digital
Projeto Integrado