FACULDADE

Faculdade de Tecnologia em Computação Gráfica

FATAC

Faculdade de Tecnologia Alpha Channel

PORTARIA Nº 646, DE 19 DE JULHO DE 2016

Um curso de nível superior precisa dar uma base teórica rica e sólida, preparando os alunos tanto para seu trabalho quanto para os desafios do mercado. O nosso busca isso com disciplinas como: Design Gráfico, História da Arte, Roteiro, Produção 3D, Design, Design de Produtos, Design para Web, Direção de Arte, Animação, Vídeo e Áudio, Semiótica e Comunicação, Noções de Marketing, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho, Ética e Responsabilidades.

VESTIBULAR 2017

INSCRIÇÃO


EDITAL

EDITAL 01/2017 RETIFICAÇÃO

TURMAS

Período Investimento
Manhã:
de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 12h00
De 24x de R$ 1.499,00 por:
24x de R$ 429,00*
Noite:
de segunda a quinta-feira, das 19h00 às 22h00
De 24x de R$ 1.499,00 por:
24x de R$ 529,00*

*Condição válida para pagamentos até o dia 10 de cada mês. Conforme contrato.

*Obs: Devido à redução no valor do investimento, o PROGRAMA DE BOLSAS se encontra cancelado. (SP, 10/02/2017)

OBJETIVOS GERAIS

  • Oferecer uma formação superior em CG atual e completa, unindo 2D e 3D e conceitos técnicos e artísticos.
  • Promover a Computação Gráfica em nosso país, divulgando em especial suas realizações e possibilidades de trabalho.
  • Promover a cultura, preparando e estimulando novos designers e artistas gráficos capazes de se expressar em bom nível através de sua produção: ilustrações, animações, jogos, etc.
  • Ajudar pessoas a realizarem seus sonhos de vida e carreira através da Computação Gráfica.
  • Proporcionar aos nossos alunos condições de competir de igual para igual com outros bons profissionais de CG, tanto no Brasil quanto fora dele.
  • Oferecer formação complementar a profissionais já formados em outras áreas que desejem aprimorar seus conhecimentos e habilidades com CG.
  • Oferecer formação superior a profissionais já atuantes com CG que desejem se aprimorar e expandir suas possibilidades de trabalho.
  • Estimular nossos alunos a continuarem aprendendo sempre, não deixando de acompanhar as tendências de mercado e a evolução da tecnologia.
  • Estimular as pessoas a conhecerem mais sobre arte, cultura e tecnologia e acompanharem o que acontece nesses campos.
  • Estimular o debate consciente e a integração do ser humano no contexto em que ele vive, ciente e crítico dos problemas locais e mundiais que todos precisamos enfrentar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Nossa proposta é oferecer um curso de formação de tecnólogos em design gráfico para formar designers:
  • capazes de produzir conteúdo artístico e técnico em duas e três dimensões;
  • com embasamento teórico consistente em design técnico e artístico;
  • habilidosos com programas gráficos de ponta populares no mercado;
  • preparados para utilizar os recursos e técnicas de Computação Gráfica que os bons profissionais estão usando hoje em dia;
  • capazes de projetar com consciência e método, sabendo elaborar e seguir direciomentos técnicos e artísticos;
  • capazes de organizar e liderar equipes de criação;
  • éticos, cientes de suas responsabilidades e potencial social como criadores, integrados ao seu meio e ao contexto global;
  • com noções fundamentais de marketing aplicado e empreendedorismo;
  • com experiência em diversos projetos de qualidade profissional, nos quais tenham aplicado com sucesso seus conhecimentos teóricos e habilidades;
  • com um TCC e diversos outros projetos concluídos que sirvam de portfólio para ajudá-los a conquistar seu espaço no mercado.

MERCADO DE TRABALHO

As possibilidades são amplas e variadas. Os profissionais podem trabalhar como autônomos prestadores de serviços (“freelancers”), abrindo a própria empresa ou como funcionários em empresas de produção de conteúdo digital 2D e 3D (imagens, vídeos, modelagem e animação) para impressos, mídia digital e impressão 3D. Incluindo, entre outras, as que trabalham com:
  • Informação, entretenimento e educação, como jornais, revistas, editoras, canais de TV e sites de internet;
  • arte para software, como jogos e aplicativos, conteúdo 3D para sites;
  • publicidade;
  • arquitetura, engenharia civil, mecânica, industrial;
  • ilustrações e animações para pesquisa médica e científica;
  • montadoras de veículos (modelagem automotiva, apresentações digitais);
  • CG para produções audiovisuais de Cinema, TV, internet e vídeos de alcance mais restrito, como comunicação interna de empresas, treinamentos, apresentações de projetos e resultados, vídeos para eventos, palestras, etc.;
  • CG para aplicações de realidade aumentada e realidade virtual;
  • animações digitais;
  • design de produtos;
  • fotografia (tratamento de imagens).

PÚBLICO ALVO

  • Interessados em Design Gráfico e Arte 2D e 3D
  • Interessados em Computação Gráfica de ponta técnica e artística
  • Quem deseja produzir conteúdo gráfico para:
  • Mídia impressa
  • Mídia digital, Internet (2D e 3D)
  • Vídeo, TV e Cinema
  • Produtos para impressão 3D, CNC
  • Jogos e outras aplicações interativas
  • Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual

FINANCIAMENTO

  • Fies: Informações/Simulação de financiamento
  • Crédito Estudantil
  • Seguro de proteção educacional: garante o pagamento das mensalidades à escola em casos de acidentes ou doenças que torne o aluno incapacitado e em casos de perda de renda por desemprego involuntário.

ESTÁGIO NO EXTERIOR

Todos os alunos da FATAC (graduação e pós graduação) poderão se candidatar ao programa de estágio remunerado no exterior, por intermédio da parceria com a CI. Veja mais sobre essa parceria e o programa clicando aqui.

MATRIZ CURRICULAR

Nota: cada crédito equivale a 45 minutos.

1o semestre

Disciplinas Créditos Horas
Desenho Artístico 54 40.5
Desenho Técnico 54 40.5
Design Gráfico 54 40.5
História da Arte 54 40.5
Modelagem e Escultura em Massa 54 40.5
Criação e Edição de Imagens Digitais 54 40.5
Modelagem Artística I 108 81
Modelagem Técnica I 108 81
Projeto Integrador Multidisciplinar 100 75
TOTAL 640 480

2o semestre

Disciplinas Créditos Horas
Arte Conceitual 54 40.5
Comunicação e Semiótica 46 34.5
Design de Produtos 54 40.5
Ética e Responsabilidades 8 6
Roteiro 54 40.5
Produção 3D I 54 40.5
Desenho e Pintura Digitais 54 40.5
Escultura Digital e Pintura 3D 54 40.5
Modelagem Artística II 54 40.5
Modelagem Automotiva 54 40.5
Modelagem Técnica II 54 40.5
Projeto Integrador Multidisciplinar 100 75
TOTAL 640 480

3o semestre

Disciplinas Créditos Horas
Design de Jogos 54 40.5
Direção de Arte 54 40.5
Teoria de Animação 54 40.5
Teoria do Design 54 40.5
Produção 3D II 54 40.5
Animação Digital I 108 81
Iluminação e Renderização 54 40.5
Jogos e Aplicações Interativas 54 40.5
Web Design 54 40.5
Projeto Integrador Multidisciplinar 100 75
TOTAL 640 480

4o semestre

Disciplinas Créditos Horas
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho 54 40.5
Noções de Marketing 54 40.5
Produção 3D III 54 40.5
Teoria de Vídeo e Aúdio 54 40.5
Animação Digital II 54 40.5
Design Gráfico em Movimento 54 40.5
Edição de Vídeo e Áudio 54 40.5
Efeitos Visuais 54 40.5
Projeto Integrador Multidisciplinar 101.33 76
Trabalho de Conclusão de Curso 106.66 80
Atividades Complementares 106.66 80
TOTAL 746.66 560