Pós-Graduação em Animação 3D e Efeitos Visuais

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TURMAS DISPONÍVEIS

Período Datas Investimento
Manhã*
9:00 às 12:00
Início: 01/08/2017
Programação: Terça e quinta
Consulte-nos.
Noite*
19:00 às 22:00
Início: 01/08/2017
Programação: Terça e Quinta
Consulte-nos.
Sábado*
9:00 às 15:00
Início: 29/07/2017 Consulte-nos.

*Encontros quinzenais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Objetivo

Formar e capacitar profissionais para os diversos mercados de animação, utilizando-se de prática constante e em diversos meios de animação para que o aluno assimile os conceitos e princípios da animação independentemente de mídia.

Conscientizar sobre o atual mercado de trabalho para animadores tendo em vista o futuro da profissão.

Transformar fragilidades em potencialidades, gerar resultados em curto prazo, fazer o aluno aprender na prática com aulas progressivas e interdisciplinares.

Colocar o aluno em contato com múltiplas técnicas e fazer com que ele tenha uma “Demo Reel” versátil ao final do curso.

Conscientizar o aluno de que ele é o maior responsável por sua carreira, através da exigência de trabalhos e estudos a serem realizados pelo aluno individualmente.


Público

Qualquer aluno com interesses sólidos em animação, sobretudo com foco em animação 3D.

Interessados por técnicas de animação em geral e que tenham disposição para um curso firme.

Diretores de arte e produção, roteiristas ou designers que queiram se aprofundar no âmbito da animação.

Nota: sendo um curso de pós-graduação, apenas pessoas com diploma válido de graduação em ensino superior podem cursá-lo.

Estrutura do curso:

O curso se subdivide em 08 módulos heterogêneos que serão cursados em pares ao longo de um ano no total.

Cada módulo conta com duas disciplinas complementares: uma teórica e uma prática. Paralelamente, enquanto o aluno cursa dois módulos por vez, um destes sempre será focado em animação 3D, enquanto o outro módulo tratará de assuntos complementares à animação.

Os módulos identificados como “a” tratam do exercício direto do trabalho de um animador, sempre visando dar vida a algum “rig” através de software 3D. Já os módulos “b” tem o objetivo principal de levantar o questionamento sobre campos adjacentes aonde ele pode atuar como animador, ou mesmo de como ele pode agregar mais “expertises” à sua prática.

Ao final de cada módulo os alunos devem entregar um trabalho a ser avaliado pelos professores responsáveis pelo módulo. O aluno só poderá passar para o módulo seguinte quando atingir o requisito minimo de ter seu trabalho considerado apto a ser apresentado em uma “Demo Reel” profissional. Enquanto não estiver satisfatório o trabalho, os professores darão toques sobre como o aluno pode melhorar a apresentação.

O TCC será a criação de uma “Demo Reel”, portanto sua carga horária foi distribuída ao longo dos módulos como suas diversas

 


Primeiro Semestre

TEORIA

Teoria de Animação I


Conceitos básicos da animação por quadros-chave ("keyframing")
Os 12 Princípios da Animação Física (Disney)
"Storyboards" e "animatics"

Tecnologia de Animação


Processo tradicional de animação
Processo digital de animação 2D e 3D
Visão geral sobre os programas gráficos principais da área
Visão geral sobre as principais ferramentas e métodos da Animação Digital

Conceitos Artísticos da Animação


Visão histórica da Animação
Estudo da Animação comercial através da análise crítica de estilos e exemplos clássicos do início do séc. XX até hoje
Aplicação de conhecimentos de Design Gráfico, Fotografia e Cinema no estudo de animações
Breve estudo e prática com animação tradicional e técnicas específicas não digitais
Introdução teórica e prática a Roteirização para Animação
O papel e o potencial da animação como arte e comunicação


PRÁTICA


Animação Digital I


Estudo e aplicação de técnicas e recursos principais, como "keyframing", curvas de animação, linha do tempo, ciclos animados, efeitos, etc. em programas gráficos de animação profissional 2D e 3D
Principais características, semelhanças e diferenciais entre a animação 2D e a 3D atualmente

Preparação de modelos para serem animados

"Rigging" e "skinning"
Recursos para criação de modelos animados em 2D e 3D

Exercícios de Animação


Estudando e aplicando os Princípios da Animação na prática em 2D e 3D
Exercícios clássicos de animação em 2D e 3D
Criação de "animatic" a partir de um "storyboard"


Segundo Semestre

TEORIA

Teoria da Animação II

Continuando a explorar os 12 Princípios da Animação Física (Disney)
Outras escolas (filosofias, métodos) de Animação
Atuação
Conceitos sobre desenvolvimento de Personagens
Estudo de exemplos bem sucedidos

PRÁTICA

Animação Digital II

Continuando os estudos e a prática com animação, focando em personagens
Desenvolvimento de Personagem: características físicas e psicológicas, contexto
Aplicação dos estudos de atuação na animação de personagens

Simulações físicas e efeitos especiais

Animações configuradas pelo usuário para serem calculadas pelo computador, como por exemplo: fogo, água, fumaça, colisões, fraturas (quebras) de objetos, sistemas de partículas, etc.
Simulando grupos de personagens em movimento segundo regras pré-estabelecidas

Edição e Finalização


Noções básicas de iluminação e renderização
Composição de animação com filmagem
Edição de animações produzidas, aplicação de composição e efeitos de pós-produção
Finalização de animações

Trabalho Final

Ao longo de todo o curso cada estudante produz trechos de animação que ao final devem fazer parte de seu portfolio ("demo reel"), bem editado e finalizado com qualidade profissional