Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos

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  • Games, Design e Programação

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TURMAS DISPONÍVEIS

Período Datas Investimento
Manhã
8:30 às 12:30
Início: 07/03/2017
Programação: Terça e quinta

20x de R$850,00
Noite
19:00 às 23:00
Início: 07/03/2017
Término: 05/07/2018
Programação: Terça e Quinta
20x de R$850,00
Sábado
08:30 às 17:30
Início: 11/03/2017
Término: 05/05/2018

20x de R$850,00

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

OBJETIVO

  • Formar e capacitar profissionais para desenvolvimento de jogos, passando por todos os estágios da produção e munindo o aluno com experiências em diversos âmbitos de atuação, desde o design e planejamento até a monetização e gerenciamento de projetos.
  • Conscientizar sobre o atual mercado de trabalho para jogos tendo em vista o futuro da profissão e suas diversas ramificações.
  • Transformar fragilidades e potencialidades, gerar resultados em curto prazo, fazer o aluno aprender na prática com aulas progressivas e interdisciplinares.
  • Colocar o aluno em contato com as diversas frentes da produção de um jogo para que se formem profissionais versáteis e aptos ao trabalho em equipe.
  • Conscientizar o aluno de que ele é o maior responsável por sua carreira, através da exigência de trabalhos e estudos a serem realizados pelo aluno individualmente.


PÚBLICO

  • Qualquer aluno com interesses sólidos em Desenvolvimento de jogos.
  • Interessados nas novas mídias digitais e Gamificação vindos de qualquer área, que estejam dispostos a aprender como desenvolver jogos digitais, seja para produzirem jogos ou para agregarem estes conhecimentos e técnicas às suas outras áreas de interesse.

 

ESTRUTURA DO CURSO:

O curso se subdivide em 02 módulos, cada qual com sua carga de desenvolvimento de jogos tanto em prática quanto em teoria bem como suas matérias complementares, expandindo o repertório do aluno para que ele saiba como resolver crises em uma linha de produção tal como para que ele se torne tanto auto-suficiente quanto apto à melhor comunicação em equipes.

A programação utilizada será visual, à partir das Blueprints da Unreal Engine. Embora haja apoio sobretudo teórico para programação, o curso trata de um espectro mais abrangente, então a programação será tratada de forma mais lógica. O raciocínio desenvolvido ao trabalharmos com programação via Blueprints é o mesmo que para qualquer outro método de programação.

Ao longo do curso serão exigidos trabalhos do aluno que, ao final do curso, serão fechados e deixados prontos para distribuição.

Além deste portfólio, e do incentivo à publicação de suas produções, os alunos trambém terão de apresentar uma proposta de negócios em jogos e serão incentivados à participação de rodadas de negociação reais como as existentes em feiras de jogos como a BGS.

 


Primeiro Semestre

TEORIA

Noções de Programação

Introdução a Lógica de programação
Linguagens e estilos
Processo de desenvolvimento com linguagens compiladas e interpretadas
Introdução ao conceito de programação visual

Direção de Arte para Jogos

Introdução a História dos jogos
Noções gerais sobre as diversas áreas envolvidas no processo de criação gráfica para jogos 2D e 3D
Estudo de jogos com boa direção de arte
Conceitos de Design Gráfico e Arte aplicados
Introdução a Roteiro para jogos

Design de Jogos I

Teoria de desenvolvimento de jogos
Design de jogos analógicos (p. ex. jogos de tabuleiro)
Design de jogos digitais
Estudo de mecânicas de jogos, seus objetivos específicos e variações
 


PRÁTICA

Produção de Arte para Jogos

Prática com programas gráficos 2D e 3D para produção de conteúdo gráfico para jogos
Introdução à modelagem 3D e demais etapas da produção 3D
Exportação de modelos 3D finalizados para uso em engines de jogos

Desenvolvimento de Jogos I

Treino com as ferramentas de criação de jogos utilizadas no curso
Introdução aos recursos principais de criação: objetos estáticos e animados, iluminação, interatividade
Prática de desenvolvimento de projetos de jogos com a engine do curso
Prototipagem de jogos utilizando material (modelos 3D, texturas, sons, etc.) já prontos
Importação de material criado pelos estudantes
Programação visual


Segundo Semestre

TEORIA

Gerenciamento de Projetos

Introdução a SCRUM, metodologia ágil para desenvolvimento de projetos
Aplicação dos conceitos aprendidos em exercícios práticos em grupo

Mercado de Jogos


Legislação, direitos autorais, opções de licenciamento
Breve introdução ao planejamento de negócios
Canais de distribuição (ex: Steam, App Store, Google Play, etc.)
Como publicar jogos: canais mais acessíveis, estudo de casos, opções de licenciamento e monetização
Mercado brasileiro
Financiamento coletivo (ex: Kickstarter, Indiegogo, etc.)

Design de Jogos II

Aplicação de conceitos de Level Design
Aplicação dos conceitos aos projetos de jogos criados pelos estudantes
Breve introdução à Inteligência Artificial (IA)


PRÁTICA


Desenvolvimento de Jogos II

Level Design aplicado
Cenas narrativas ("cut scenes")
Desenvolvimento de comportamentos (Inteligência Artificial) simples em jogos
Utilização de efeitos especiais e outros recursos mais avançados na engine do curso
Breve introdução ao desenvolvimento de jogos multiusuário ("multiplayer") online
Finalização de projetos: "builds" de jogos para plataformas específicas, otimizações para plataformas mobile, etc.

Produção de Jogos

Cada estudante desenvolve seu projeto de jogo do começo ao fim, sob orientação dos professores, com uso de "assets" (modelos, texturas, sons, etc.) prontos e também os que eles criaram ao longo do curso