Blender

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    Aluno: Carlos Mendes

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    Aluno: Kevin Mcginnis

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    Aluno: Felipe Tofaneli

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    Aluno: Paulo Bach

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    Aluno: Daniel Schubert

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    Aluno: Walter Piovesana

Disponível para:

Red Hat Linux Suse Linux Windows Mac OS


Sobre o Blender

Blender é um software livre de código aberto e gratuito, desenvolvido pela Blender Foundation, para produção 3D: modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas (por exemplo jogos) em 3D.

Características

 
  • O Blender é multiplataforma: disponível para diversos sistemas operacionais: Windows, Mac OS X, Linux e outros sistemas Unix.
  • É uma suite completa, que pode ser usada para criar uma animação ou jogo do início ao fim, da modelagem à renderização, edição e pós-produção.
  • Como modelador tem um conjunto bastante completo de ferramentas para modelagem orgânica e inorgânica com malhas poligonais (meshes), trabalha com n-gons (faces com mais de 4 vértices) e ainda suporta superfícies e curvas NURBS e Bezier.
  • Também suporta modelagem com o método de escultura digital (como o ZBrush, Mudbox, 3D Coat, etc.), com destaque para a possibilidade de se alternar o uso de ferramentas de modelagem 3D poligonal com as de escultura e ainda de usar recursos de escultura para melhorar poses de animação.
  • Mapeamento UV ("UV Mapping"): de alguns anos para cá ele ganhou bastante destaque no mercado pela qualidade e variedade de suas ferramentas de mapeamento de texturas.
  • O Blender também se destaca como programa de animação, com uma grande gama de recursos para preparação ("rigging", "skinning", controles, etc.) e para a animação em si, seja de objetos, elementos gráficos ("motion graphics"), partículas, simulações físicas ou animação de personagens.
  • Ele possui ferramentas de simulação avançadas, como: dinâmica de corpo rígido (rigid body dynamics), dinâmica de corpo flexível (soft body dynamics) e de fluidos / líquidos (fluid dynamics), simulação de partículas, fumaça, fogo, etc.
  • Sistemas de "nodes" (nós) para criação de materiais e de compositing / pós-produção.
  • Edição de vídeo, VFX, "sequencer", "motion tracking", "masking", composição com vídeos com chroma key, etc.
  • Dois renderizadores internos: um antigo capaz de "scanline" e "ray tracing", "ambient occlusion", "image-based lighting", etc. e outro mais moderno e realista, o Cycles, que pode usar tanto a CPU quanto a GPU para seus cálculos. Suporte a enderização em passos. Diversos renderizadores externos também podem ser usados com ele, inclusive alguns dos principais do mercado.
  • O Blender vem com sua própria engine para criação de jogos e outras aplicações interativas, a BGE ("Blender Game Engine").
  • Inclui suporte a Python como linguagem de scripting, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em sua engine de jogos.
  • Suporta vários idiomas, inclusive o português brasileiro.

 

Para conhecer melhor o Blender, visite o site oficial e sua galeria de imagens e vídeos. Também recomendamos os filmes e o jogo feitos oficialmente pela Blender Foundation:

 

 

 

 

Informações para venda

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