Técnico em Computação Gráfica

Confira todas as informações sobre o seu curso de interesse.

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Carga Horária Carga Horária: 1000 horas aula
1 aluno por micro 1 aluno por micro

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Curso Técnico único no Brasil com um ano de duração e abrangendo todas as áreas da Computação Gráfica.


A diferença
 

  • Curso Técnico de Computação Gráfica reconhecido no Brasil, pela excelência na qualidade;
  • 1 ano de ensino (teoria e prática);
  • 7 diferentes áreas;
  • Um aluno por micro;
  • Fácil acesso em São Paulo (próximo ao Metrô Vila Mariana);
  • Professores qualificados e autorizados, pela DE Centro-Sul;
  • Computadores de última geração;
  • Ensino com gerenciamento de telas;
  • Ato legal: Autorização - 08/09/2003 / Portaria - 13/09/2003 

 


Abrangência

MÓDULO I 
 

  • Enfoque: Design gráfico e ilustração digital; modelagem 3D (artística, design e técnica); desenho à mão livre, roteirização.
  • Certificação: Auxiliar Técnico de Computação Gráfica.
  • Aulas de Teoria: Teoria de Modelagem Geométrica, Teoria de Roteiro I, Teoria de Desenho Manual, Teoria de Design Artístico I.
  • Aulas de Laboratório: Prática de Tratamento de Imagens, Prática de Design de Superfícies I, Prática de Modelagem e Animação 3D I.
  • Trabalho de Conclusão do Módulo I (TCM I): Apresentação estética de modelo 3D e sua identidade.

 

 MÓDULO II 
 

  • Enfoque: Conceitos e prática (3D) de animação, planejamento e execução de jogos com tecnologia 3D, produção de modelagem mecânica e preparo para curta metragem ou trabalho de área.
  • Certificação: Assistente Técnico de Computação Gráfica.
  • Aulas de Teoria: Teoria de Animação I, Teoria de Design Artístico II, Teoria de Desenho Manual II, Teoria de Roteiro II, Teoria de Produção Digital I.
  • Aulas de Laboratório: Prática de Design de Superfície II, Prática de CAD II, Prática de Modelagem e Animação 3D II, Prática de Desenvolvimento de Jogos.
  • Trabalho de Conclusão do Módulo II (TCM II): Desenvolvimento de game ou interação 3D com todas as etapas de produção. 
     

MÓDULO III 
 

  • Enfoque: Animação 3d, edição de áudio e vídeo, efeitos de pós-produção, web design.
  • Certificação: Operador Técnico de Computação Gráfica.
  • Aulas de Teoria: Teoria de Animação II, Teoria de Síntese de Imagem, Teoria de Produção Digital II, Teoria de Vídeo e Áudio, Teoria de Design Artístico III.
  • Aulas de Laboratório: Prática de Modelagem e Animação 3D III, Prática de Pós-Produção, Prática de Web Design, Prática de Edição de Vídeo e Áudio.
  • Trabalho de Conclusão do Módulo III (TCM III): Animação 3D (curta metragem) completa ou trabalho específico na área focada pelo aluno.

 

TEORIA

  disciplina

horas

MÓDULO 1

  Modelagem Geométrica I

32

  Roteiro I

32

  Desenho Manual I

64

  Design Artístico I

32

MÓDULO 2

  Animação I

32

  Design Artístico II

32

  Desenho Manual II

32

  Roteiro II

32

  Produção Digital I

32

MÓDULO 3

  Animação II

32

  Síntese da Imagem

32

  Produção Digital II

32

  Vídeo e Áudio

  Design Artístico III

32

32

PRÁTICA

  disciplina

 softwares

horas

MÓDULO 1

  CAD

AutoCAD

32

  Tratamento de Imagem

Photoshop/Illustrator

32

  Design de                 Superfície

solidThinking Evolve

32

  Modelagem e Animação

Autodesk Maya

64

  TCM I (Trabalho
  de Conclusão
  de Módulo I)

Modelo 3D e identidade

12

MÓDULO 2

  Design de     Superfícies II

ZBrush

32

  CAD II

Rhinoceros

32

  Modelagem e     Animação

Autodesk Maya

64

  Desenvolvimento de Jogos

Unity 3D

32

  TCM II

Jogo 3D

12

MÓDULO 3

  Modelagem e Animação

Autodesk Maya

64

  Pós-Produção

After Effects

32

  Web Design

Flash, Dreamweaver

32

  Edição de Vídeo e Áudio

Premiere

32

 

   

  TCM III

Curta metragem ou trabalhos relacionados às áreas

16

 


Nota: Este programa serve de referência básica. Cada professor (a) pode variar um pouco o conteúdo e a ordem dos temas e exercícios de acordo com as necessidades e interesses da turma.


Importante:

A Alpha Channel não fornece material descritivo do que é dado em cursos que utilizam software, pois estes estão em constante atualização e envolvem direitos autorais. programa aqui apresentado é o roteiro de aulas seguido pelo professor, que incluirá exercícios para que cada tópico seja bem assimilado. Reforçamos, não há material descritivo de cada aula ou passo a passo, em papel ou digital, a ser entregue aos alunos.

Como apoio, indicamos livros sobre o software ou materiais descritivos preparados e disponibilizados pela própria empresa desenvolvedora, na maioria das vezes em língua inglesa.

Quando disponível, pode ser oferecida a versão online do curso.

  • Consulte as páginas de cada software usado no curso. Alguns deles podem ser baixados gratuitamente do site do fabricante.

Vantagens do software legal

  • Ensino Médio (antigo 2º grau ou colegial) completo ou em curso.
     
  • Alunos com Ensino Superior (Graduação, Mestrado ou Doutorado), em curso ou completo, também podem se inscrever.
     
  • Alunos que ainda estão cursando o Ensino Médio poderão freqüentar os 3 módulos, mas receberão o Diploma somente após a conclusão do Ensino Médio, mediante apresentação do certificado.
     
  • Não há requisitos prévios em Computação Gráfica para ingressar no curso, nem limite de idade.